A Aldeia das Dez, uma das 27 aldeias de Xisto, pertence ao concelho de Oliveira do Hospital e situa-se na região da Serra do Açor, Cordilheira Central, entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. Classificada como Paisagem Protegida é uma zona predominantemente xistosa de grande diversidade de fauna e flora, sulcada por vales com grandes quedas de nível e linhas de água encaixadas, que lhe conferem um tipo de relevo característico.
O povoamento da Aldeia das Dez remonta à época pré-romana. Vestígios desse passado glorioso são ainda possíveis de observar nas ruínas de um castro luso-romano.
Quando em 1543 foi criada, a freguesia abrangia não só a área que presentemente tem, mas ainda a do Piódão, hoje integrada no circuito das aldeias históricas. A freguesia desta última povoação foi desanexada em 1676.
O artesanato, atesta a história de um povo, que se dá a conhecer, também, por este saber fazer. Das mãos de homens e mulheres saem peças únicas que transportam memórias de usos e costumes ancestrais. Mantendo a traça rústica e antiga, a Casa dos Teares proporciona-lhe um espaço acolhedor e confortável em regime de alojamento local, permitindo-lhe ainda conhecer a arte ancestral da tecelagem e aprender todo o seu processo de manufatura.
A Aldeia das Dez está edificada a 500m de altitude e detém uma enorme riqueza natural e paisagística, assim como um património cultural e de turismo religioso muito valioso. Destacamos o seguinte património edificado:
Cruzeiro (séc. XVII)
Igreja Matriz (séc. XVIII)
Capela de Nossa Senhora das Dores (séc. XVIII)
Igreja de Santa Maria Madalena (séc. XIX)
Dentro da aldeia poderá fazer caminhadas, passando por fontes de água pura e apreciar dos miradouros a paisagem envolvente.
Poderá, ainda ao redor da aldeia aventurar-se e fazer os vários percursos pedestres cujos trajectos estão bem sinalizados – caminhos do xisto da Aldeia das Dez.
Poderá ainda optar pela prática de outras atividades como por exemplo, passeios de bicicleta e BTT, canoagem, passeio a cavalo e pesca.
Antes de partir para explorar os magníficos vales da Serra da Estrela, pode descobrir o ponto mais alto da freguesia – Monte do Colcurinho, a 1242 metros de altitude, que é acessível a pé, de bicicleta, mota, carro e veículos todo-o-terreno.
A paisagem das aldeias de Goulinho e Vale de Maceira intervalam com percursos arborizados que se abrem para uma espetacular vista sobre os principais maciços da Serra do Açor. O Santuário da Sra. das Preçes em Vale de Maceira, pode ser o local de paragem ideal para aproveitar as sombras existentes neste local.
Apesar de se encontrar a uma distância um pouco superior, vale também a pena a visita ao Piódão, passando pelas aldeias de Chãs d´Égua e Foz d´Égua.
A Serra da Estrela não é só um destino de neve. Nas restantes estações do ano poderá desfrutar das aldeias típicas da montanha, das gentes, da gastronomia, das águas cristalinas e das praias fluviais de Avô, Alvoco de Várzeas, S. Sebastião da Feira, com qualidade de ouro.
Em Seia pode visitar os diversos museus como o Museu do Pão, o Museu do Brinquedo, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela e o Museu da Electricidade na Sra. do Desterro (S. Romão).